Zico elogia seleção de Scolari, mas alerta para inexperiência em Mundiais

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2014 10h34
EFE/KAMAL AKRAYI Zico estreia com derrota na seleção do Iraque

Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, Zico aguarda ansiosamente pelo início da Copa do Mundo de 2014 como qualquer outro torcedor. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o “Galinho” demonstrou preocupação com a inexperiência do grupo de 23 jogadores convocados por Felipão e apontou a Argentina como a principal adversária dos donos da casa devido ao “ataque absurdo” que os hermanos possuem. O craque flamenguinsta ainda chamou de Neymar de “fundamental” para que o hexacampeonato se torne realidade.

Apesar da preocupação da falta de experiência da maioria dos jogadores que defenderão o Brasil no Mundial, Zico elogiou a solidez do time de Felipão. “O time do Scolari é muito forte coletivamente, coloca adversários pressionados e vai na jugular desde o início, para tentar marcar um gol logo. Isso ajuda a torcida. Minha preocupação é com um grupo onde 17 jogadores nunca jogaram uma Copa, e dois terços não jogaram eliminatórias. Não se substitui isso com os jogos de Champions League. Mas são bons jogadores que, como grupo, são difíceis de bater. O Brasil já mostrou força psicológica e os jogadores entendem a responsabilidade que é jogar uma Copa do Mundo em casa”, opinou.

Questionado sobre os inúmeros atrasos nas obras para o torneio, o ex-jogador admitiu que isso tem prejudicado o ânimo dos torcedores. “Não vejo a mesma alegria das últimas Copas, quando as pessoas pintavam ruas e tudo mais. Mas temos que fazer este torneio especial: o Brasil tem o dever de entregar a Copa. Não sou contra protestos, mas talvez seja a hora de uma trégua”, afirmou.

Sobre os adversários que podem ser problemas para o Brasil, Zico não ficou em cima do muro e apontou a Argentina como maior obstáculo para o hexa. “A Argentina encontrou um jeito de tirar o melhor do Messi, e eles têm um ataque absurdo. O grupo não é difícil [além dos sul-americanos, a chave conta com Irã, Bósnia e Nigéria] e eles vão viajar menos que os outros times”, analisou.

Se Messi será o protagonista albiceleste, Neyar comandará o Brasil rumo ao Hexa na visão de Zico, mas de forma distante do craque argentino. “O Neymar é diferente do Messi. O time da Argentina é construído em torno do Messi, e o Brasil não é tanto do Neymar. Ele vai ser fundamental para o Brasil ir longe. Muita gente fala da polêmica da transferência, que teria afetado ele, mas vejo somente um caso em que ele foi para um clube diferente, onde o técnico insistia em colocá-lo fora de posição”, disse.

O Brasil estreia na Copa do Mundo diante da Croácia, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.