Zico faz 62 anos: confira vídeos, áudios, imagens e homenagens à lenda

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2015 10h04
Zico com a camisa da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1982. Craque comandou um dos times com futebol mais bonito da história

Nesta terça-feira, 3 de março, um dos maiores jogadores do futebol mundial faz aniversário. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, completa 62 anos, sendo a maior parte deles dedicada ao engrandecimento do esporte mais popular do mundo, especialmente do Flamengo, do qual é considerado um ídolo eterno, e da Seleção Brasileira.

Zico engrandeceu o futebol por diversas razões: sua qualidade indiscutível, seu sucesso como jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, seu trabalho como treinador e, não menos importante, seu caráter admirado de forma quase unânime por torcedores de todos os times.

Cria do rubro-negro carioca, onde se destacou desde as categorias de base, Zico é o maior símbolo do clube que mais defendeu na carreira. Tornou-se quase sinônimo de Flamengo, tamanha sua identificação com o time e a torcida, e sua camisa 10, assim como a de Pelé no Santos, é considerada sagrada.

Defendeu seu clube de coração de maneira profissional de 1971 a 1983. Transferiu-se então para a Udinese, da Itália, onde foi artilheiro do Campeonato Italiano e ficou até 1985, antes de retornar ao Flamengo. Encerrou a carreira em 1994 no Kashima Antlers, do Japão.

Pela Seleção Brasileira, Zico também foi ídolo, participou de três Copas do Mundo e conquistou diversos títulos de pouca expressão, mas ficou marcado mesmo por fazer parte da histórica Seleção de 1982, que foi eliminada da Copa do Mundo pela Itália. Em 1986, perdeu um pênalti contra a França nas quartas-de-final. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e, nas penalidades, Zico se redimiu e converteu a sua, mas o Brasil acabou eliminado com as chances desperdiçadas por Sócrates e Júlio César.

Após a carreira como jogador, Zico foi para o banco de reservas para ser treinador. Comandou a Seleção do Japão, onde conquistou a Copa da àsia de 2004 e participou da Copa do Mundo de 2010. Pelo Fenerbahçe, da Turquia, adicionou mais três troféus ao currículo (sendo um Campeonato Turco) e pelo CSKA, da Rússia, conquistou a Copa e a Supercopa Russas. Também treinou equipes como Bunyodkor, Olympiakos e Al-Gharafa, além da Seleção do Iraque, entre outros. 

Este texto poderia se estender por vários parágrafos para falar da biografia de Zico, de seus 826 jogos pelo Flamengo, de seus quase 30 títulos pelo time carioca, de seu sucesso na Seleção Brasileira, de seus 649 gols na carreira, de suas diversas homenagens pelo mundo e do fato de ser considerado um dos melhores jogadores da história.

Entretanto, para que os mais jovens, que não viram Zico jogar, possam ter uma ideia do que ele representou para o futebol e para os brasileiros, selecionamos fotos, vídeos e comentários de seus fãs em seu perfil no Facebook (para que se tenha uma noção do quanto ele é idolatrado por torcedores de todos os times).

Comentários em texto integral de fãs de Zico:

“Zico, foi o melhor que vi jogar, Craque completo, e olho q quem ta dizendo isso aqui é um tricolor!”

“Mesmo vascaíno, deixo ao clube meus parabéns! A pessoa extraordinária do Zico nos faz diferenciar inimigo de adversário. A forma carinhosa e respeitosa como se relacionava com o Roberto Dinamite, como interagia com os demais clubes e jogadores nos dão lição de vida.”

“ZICO,VOCÊ MERECE TODAS AS HOMENAGENS EXISTENTES,MEU ETERNO ÍDOLO.”

“Zico vc já passou de 10 tem q fazer camisa 1000 pra vc Meu ídolo!!!”

“Galinho de Quintino ? Grande Zico!! Lenda viva!! O Brasil te AMA!!”

“Vá não Zico. O povo brasileiro foi muito ruim com voce. Até parece que não te viram jogar pela seleção. Sou Vascaino, mas te reconheço como um dos maiores do mundo!”

“Sou botafoguense e vc na minha opinião é mais rei que pelé #zico vc sim sabe o que faz e fala. Parabéns.”

“Sou tricolor de coração, Mas pra vc Zico – Arthur Antunes Coimbra tiro o chapéu quantas vezes for preciso, vc é um exemplo como jogador, e como pessoa! Que Deus te abençoe abundantemente…”

“O pele pode ser considerado rei por varios mas pra mim o zico e o verdadeiro rei do futebol brasileiro pelo seu futebol e pela pessoa que é”

“Parabéns Mengão..sou Palmeiras, mas cresci mal acostumado…vendo Zico, Junior, Adilio e cia..fazendo a alegria do povo..parabéns Zico, vc foi inspiração para muita gente como jogador e um exemplo de caratér.”

“O nome do meu filho é arthur em homenagem a vc eterno ídolo”

Os gols mais bonitos do craque: 

Música de Jorge Ben Jor em homenagem a Zico: