31% dos brasileiros passam mais de uma hora no trânsito por dia, diz CNI

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2015 16h02
SÃO PAULO, SP - 21.03.2014: TRÂNSITO/SP - Trânsito congestionado na avenida 23 de Maio, próximo ao viaduto Santa Generosa, no Paraíso (zona sul), em São Paulo, nesta sexta-feira (21). (Foto: André M. Chang/Fotoarena/Folhapress) Folhapress Trânsito São Paulo

Brasileiros passam cada vez mais tempo no trânsito e quase metade vai de ônibus ou a pé para o trabalho ou escola. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria ouvindo 2.002 pessoas em 142 municípios.

Em 2011, 26% da população passava mais de uma hora no trânsito a caminho para o trabalho ou estudo. Agora são 31%; o gerente-executivo de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, disse que o principal impacto é na produtividade.

“O principal impacto é na produtividade. Seja na produtividade do trabalhador no seu ambiente de trabalho ou no seu repouso. O tempo que ele gasta a mais prejudica a economia como um todo, porque nossos produtos acabam sendo produzidos com menor produtividade, ou seja, mais caros”, explicou.

A locomoção a pé ou em transporte público é a mais frequente, com 46% da população utilizando esses modais nos deslocamentos. Só que a avaliação desse transporte piorou; o professor da Universidade de Brasília, Paulo César Marques, relatou que é preciso entender a estrutura urbana.

“A dificuldade da capilaridade tem muito a ver com a tendência que as cidades vêm mostrando de ter ocupações cada vez mais distantes. Mesmo programas de moradia como o Minha Casa, Minha Vida, acaba levando as populações a levar cada vez mais distante”, disse.

A situação nas grandes cidades é ainda pior; nos locais com mais de cem mil habitantes, 39% deles passam mais de uma hora no trânsito. Quem anda de ônibus passa mais tempo no caminho de casa para o local de trabalho ou estudo; metade dos passageiros demora mais de uma hora.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.