95% das pessoas acima dos 60 anos não se prepararam para a velhice, diz pesquisa
Uma pesquisa realizada pela Bradesco Seguros com pessoas acima dos 60 anos mostra que 95% dos entrevistados não se preparam para a melhor idade.
Pensar em saúde, bem estar, relações sociais e até mesmo no conforto financeiro é fundamental em todas as fases da vida. A visão do imediatismo, que a gente nota hoje nos jovens, pode ser uma ameaça para envelhecer bem. O psicogeriatra Ricardo Abel, diretor do NUPEM, alerta para a preocupação com a aparência.
Ele diz que se o indivíduo é muito centrado apenas na questão estética, ele vai sofrer muito: “Terá que ressignificar o seu próprio valor”. “O envelhecer é acumular experiência”, explica.
O segredo é dar valor ao envelhecimento saudável para influenciar de forma positiva a vida do jovem. O especialista em mercado de trabalho para pessoas acima dos 50 anos, Morris Litvak, CEO da MaturiJobs, afirma que aproximar as gerações é o caminho, principalmente nas empresas: “A troca é super rica”.
Morris acredita que as companhias precisam criar um ambiente de diálogo entre gerações. “Ela [a empresa] vai se beneficiar muito disso e essas pessoas também: o jovem vai amadurecer e o mais velho tem muito para aprender e se manter atualizado”, ressalta.
Não perca tempo: o despertar para uma vida longeva é agora.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.