A cada quatro indianos, um admite discriminar intocáveis

  • Por Agencia EFE
  • 29/11/2014 18h48

Nova Délhi, 29 nov (EFE). – Depois de seis décadas da abolição do sistema de castas, um quarto dos indianos admite que discrimina os intocáveis, o grupo social mais baixo, número que se eleva à metade no caso dos brâmanes, revelou o maior estudo deste tipo já feito na Índia.

Participaram do levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa de Economia Aplicada, em Nova Délhi, e pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, 42 mil famílias, e o resultado foi publicados neste sábado pelo jornal “The Indian Express”.

O milenar e religioso sistema de castas hindu divide desde o nascimento à sociedade em quatro grandes grupos: brâmanes (sacerdotes), kshatriyas (guerreiros), vaishyas (comerciantes) e sudras (trabalhadores braçais), que, por sua vez, se subdividem em centenas de subcastas. No nível mais baixo do sistema social estão os intocáveis, consideradas pessoas impuras e que realizam os trabalhos mais difíceis.

Em todo o país de 1,252 bilhões de habitantes, 27% dos entrevistados admitiram que não deixam um intocável entrar na sua cozinha ou utilizar seus talheres, número que aumenta para 52% no caso dos brâmanes.

A segregação acontece por membros de várias religiões no país, e 35% de seguidores do jainismo, 30% de hindus, 23% de siques, 18% de muçulmanos e 5% de cristãos admitiram discriminar.

Na Constituição de 1947, a Índia proibiu a divisão por castas e promove um movimento positivo em favor das mais baixas, contudo a marginalização continua. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.