A incerteza sobre a libra, vital no “não” escocês

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h35

Patricia Souza

Edimburgo (R.Unido), 19 set (EFE).- A incerteza sobre o uso da libra esterlina por uma Escócia independente e o receio do setor financeiro foram fatores-chave na rejeição de 55% dos escoceses à opção separatista.

O “não” à união carregava também um “não” à circulação da libra em ruas e comércios escoceses e o Banco da Inglaterra como pessoa que faz empréstimos de último recurso, segundo insistiram durante os últimos meses o governo e os políticos britânicos opostos à independência escocesa.

A união monetária da Escócia com o Reino Unido parecia viável há quase dois anos, quando Londres e Edimburgo acordaram a realização desta inédita consulta, mas, conforme se aproximava a data do referendo, os reguladores britânicos decidiram fechar totalmente essa torneira.

E, embora o nacionalista Alex Salmond, primeiro-ministro da Escócia, insistiu que ao Reino Unido interessava que a Escócia utilizasse a divisa britânica -e que em qualquer caso o novo país poderia adotar uma “esterlinização” semelhante à dolarização da economia panamenha-, a incerteza ficou maior.

A isso se uniram, sem dúvida, os arejados temores de muitas grandes empresas britânicas e escocesas, que majoritariamente expressaram seu receio à opção independentista de Salmond e apoiaram o argumento de Westminster de que seriam perdidos empregos e a economia sofreria caso houvesse uma secessão.

Da companhia petrolífera BP ao banco Royal Bank of Scotland, disposto a transferir sua sede desde a Escócia a Londres, o lado do “não” foi sendo reforçado, que finalmente se impôs com uma ampla margem de mais de dez pontos de vantagem.

O ponto de inflexão foi na segunda-feira, dez dias antes do referendo, quando a primeira pesquisa que deu vitória aos independentistas escoceses, provocando a maior queda em dez meses da divisa britânica, que até então tinha registrado altas firmes.

A pesquisa, divulgada no “Sunday Times” de Rupert Murdoch, pareceu despertar ao mundo político e financeiro britânicos que até então esperava com tranquilidade o resultado da consulta, dando por feito que o “não” ganharia por goleada.

A campanha unionista foi sempre percebida como recusa na Escócia frente ao otimismo e a alegria contagiosa dos partidários do “sim”, decididos a iniciar um novo Estado com pautas distintas à austeridade imposta pelos “tories” desde Westminster.

Mas sua insistência de que Salmond não tinha “um plano B” se a libra fosse negada, e o conseguinte risco de um abismo de turbulências financeiras a curto prazo, acabaram se refletindo nas urnas quando a crise econômica ainda não ficou totalmente para trás.

As também incertezas sobre o futuro da Escócia em organismos internacionais como a União Europeia (UE) e a Otan, apesar dos nacionalistas escoceses insistirem sempre que um país com o PIB da Escócia estaria entre os 14 mais ricos do mundo e não poderia ser deixado fora das instituições.

“Qualquer que cria que um país com 1% da população da UE, mas com 20% da pesca, 25% da energia renovável e 60% das reservas de petróleo não será bem-vindo na UE não entende o processo pelo qual Europa aceita resultados democráticos”, reforçou convencido Salmond na reta final da campanha.

O certo é que a maioria do eleitorado escocês, que votou também em porcentagem recorde de participação, apostou no referendo por seguir pertencendo ao Reino Unido, por isso que possa passar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.