Abbas pede que Israel interrompa imediatamente ofensiva contra Gaza
Ramala (Cisjordânia), 8 jul (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu nesta terça-feira ao governo de Israel que interrompa a ofensiva lançada ontem à noite conta o grupo islamita Hamas na Faixa de Gaza.
“O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) reivindica que Israel pare imediatamente a escalada e os ataques sobre Gaza”, disse Abbas em comunicado divulgado por meio da agência de notícias oficial “Wafa”.
Na nota, Abbas também pede à comunidade internacional que “intervenha de maneira imediata para pôr fim a esta perigosa escalada bélica que só pode levar a região para mais instabilidade e destruição”.
A agência palestina revelou que Abbas iniciou “consultas urgentes” com líderes árabes e de outros países para tentar pressionar o governo de Israel a mudar sua postura.
Israel e Hamas chegaram à noite à beira de um conflito de grande proporção depois que cerca de 70 foguetes foram lançados por milicianos de Gaza e o governo israelense concordou em ampliar sua ofensiva contra o movimento islamita em Gaza.
Segundo o exército israelense, 86 foguetes foram disparados desde ontem à noite, 16 dos quais caíram nas últimas horas.
Cinco projéteis foram interceptados pelo escudo antimísseis “Cúpula de ferro” perto das cidades portuárias de Ashdod e Ashkelon.
O primeiro-ministro israelense, Benajamin Netanyahu, fez um alerta para que o exército se prepare para uma longa e dura campanha militar em Gaza, que poderia incluir uma operação terrestre.
Israel enviou no fim de semana unidades de infantaria e de artilharia para os arredores de Gaza, e ontem convocou 1.500 reservistas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.