Abbas pede que primeiro-ministro palestino forme governo de unidade

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2014 12h55

Jerusalém, 29 mai (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, solicitou nesta quinta-feira formalmente ao atual primeiro-ministro palestino, Rami Hamdala, com jurisdição na Cisjordânia, que forme um governo nacional de consenso.

De acordo com a agência oficial palestina “Wafa”, Abbas emitiu um decreto presidencial em que chama o primeiro-ministro da ANP a formar um executivo de unidade, como está disposto no acordo de reconciliação assinado em 23 de abril com o grupo islamita rival Hamas.

“Pela presente, nomeio o senhor Rami Hamdala para que forme um novo governo nacional transitório de consenso, e lhe desejo o mais profundo sucesso nessa dura tarefa”, manifestou Abbas.

O executivo de unidade será composto por tecnocratas apoiados pelo movimento nacionalista secular Fatah, liderado por Abbas, e do islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde junho de 2007.

Ambas as facções rivais negociaram nas últimas cinco semanas a formação de um governo de unidade transitório que deverá preceder à convocação de eleições a princípios de 2015 de acordo ao último pacto de reconciliação.

A data-limite para conseguir um acordo em torno da composição do governo foi ontem, quarta-feira, e ainda não se sabe se o decreto presidencial emitido hoje é uma tentativa de adiar a data oficial para a apresentação do novo executivo.

Em teoria, Hamdala conta com cinco semanas adicionais para constituir um governo que satisfaça todas as partes.

Fontes próximas à presidência da ANP em Ramala disseram à Efe que nas próximas horas podem ser revelados novos detalhes sobre a formação do governo interino, depois que foi informado de manhã que seu anúncio, a princípio previsto para hoje, seria adiado devido a divergências entre o Fatah e o Hamas sobre a pasta das Relações Exteriores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.