Abbas recebe lista de possíveis membros do governo de unidade com Hamas

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2014 12h56

Jerusalém, 21 mai (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, recebeu uma lista com os nomes dos candidatos a integrar o governo de união nacional transitório que preparará as eleições de um novo Executivo.

Em 23 de abril, a ANP e o movimento islamita Hamas assinaram um acordo de reconciliação.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias palestina “Maan”, Ahmed Youssef, representante do grupo islamita, afirmou que Abbas se encontra “na última etapa para escolher os membros do gabinete de tecnocratas do qual ele será primeiro-ministro”.

Youssef informou que cada pasta terá três candidatos não relacionados com nenhuma força política, o gabinete será formado por 15 ou 16 ministros e que será apresentado em 29 de maio.

O presidente Abbas será o responsável por tomar a última decisão na seleção das propostas, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, o atual vice-ministro de Relações Exteriores do governo do Hamas na Faixa de Gaza, Ziad Abu Amre, é um dos aspirantes à chefia da diplomacia palestina.

Youssef disse ainda que vários funcionários da ANP podem se candidatar ao gabinete, mas nenhum dos ministros do atual Executivo do Hamas em Gaza pode concorrer por serem filiados à organização.

A ruptura interna entre ambas as facções ocorreu em 2007, quando após um enfrentamento armado, o Hamas assumiu o controle em Gaza e o cenário político palestino se viu dividido entre a ANP, na Cisjordânia, e o movimento islâmico.

Após vários acordos que não foram aplicados, em 23 de abril os dois grupos assinaram um novo pacto de reconciliação interna, o que levou Israel a suspender o diálogo ente palestinos e israelenses mediado pelos Estados Unidos.

Segundo o acordo, ambas as partes tinham um prazo de cinco semanas para constituir um governo de transição, que exercerá suas funções até a escolha de um novo executivo, em eleições gerais previstas para o início de 2015. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.