Abbas visita Suécia após reconhecimento da Palestina como Estado Independente
Copenhague, 9 fev (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chega nesta segunda-feira a Estocolmo para uma visita oficial à Suécia, que há três meses se tornou o primeiro país da União Europeia em reconhecer a Palestina como Estado independente.
A agenda de Abbas inclui amanhã reuniões com a ministra das Relações Exteriores sueca, Margot Wallström; o primeiro-ministro, Stefan Löfven; e o rei Carl Gustaf XVI.
O governo de centro-esquerda sueco reconheceu em 30 de outubro a Palestina, em uma declaração oficial, como um ato de “responsabilidade” para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio.
Com o reconhecimento, pretendia igualar as duas partes no conflito, apoiar as forças moderadas na Palestina e contribuir para aumentar a esperança em uma situação “crítica”.
O passo adotado por Estocolmo provocou críticas dos Estados Unidos e Israel, que apresentou um protesto formal ao embaixador sueco em Tel Aviv e retirou de forma temporária sua representação diplomática neste país nórdico.
Wallström suspendeu no mês passado uma visita a Israel na qual tinha programado se reunir com seu colega israelense, Avigdor Lieberman, e com o próprio Abbas.
As autoridades suecas falaram de problemas de datas, embora segundo a emissora pública “Rádio da Suécia”, que citava fontes da Administração israelense, o motivo real foi que Tel Aviv se negou a considerar a visita oficial em protesto pela medida do governo sueco e suspendeu as reuniões previstas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.