Abdelaziz Bouteflika buscará reeleição na Argélia, anuncia primeiro-ministro

  • Por Agencia EFE
  • 22/02/2014 15h03

Argel, 22 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Argélia, Abdelmalek Selal, anunciou neste sábado na cidade ocidental de Oran a candidatura do presidente do país, Abdelaziz Bouteflika, às eleições presidenciais de 17 de abril.

“Anuncio hoje a candidatura do presidente da República, Abdelaziz Bouteflika, às eleições presidenciais do próximo 17 de abril”, disse Selal em entrevista coletiva em meio à inauguração da Conferência Africana sobre a Economia Verde.

O anúncio oficial de sua candidatura acontece a dez dias do fim do prazo para a apresentação da documentação necessária para concorrer à presidência.

Apesar da proximidade das eleições, Bouteflika, de 76 anos e no poder desde 1999, mantinha total silêncio até agora sobre suas intenções de apresentar sua candidatura para concorrer a um quarto mandato consecutivo.

Seu silêncio, somado a seu estado de saúde delicado por consequência de um acidente vascular cerebral em 2013, dividiram a classe política argelina entre os que apoiam sua candidatura e os que a rejeitam.

Segundo a televisão argelina, a decisão de Bouteflika veio “em resposta ao pedido dos cidadãos e cidadãs de todos os cantos do país”.

A emissora estatal acrescentou que o chefe de Estado retirará amanhã os formulários para concorrer às eleições.

A candidatura de Bouteflika acontece também em meio a uma grande polêmica surgida após as acusações feitas pelo secretário-geral do principal partido argelino, a Frente de Libertação Nacional (FLN), contra o chefe do Departamento de Segurança Interior dos Serviços Secretos do Exército (DRS), o general Mohammed Median, conhecido como “Toufik”.

Segundo Amar Sadani, Median é quem realmente controla o país e se opõe firmemente a que Bouteflika passe outros cinco anos no Palácio de Al Muradia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.