Abdicação de Juan Carlos repercute na imprensa internacional
Redação Internacional, 2 jun (EFE).- A abdicação do Rei Juan Carlos teve una forte repercussão na imprensa de todo o mundo, que destacou a figura do monarca espanhol e seu papel na transição da ditadura para a democracia.
“O Rei Juan Carlos da Espanha abdica após um reinado de 39 anos. O monarca que conduziu a transição da ditadura para a democracia teve problemas de saúde”, afirmou o jornal inglês “The Guardian”.
“O rei da Espanha Juan Carlos abdica”, noticiou o diário francês “Le Monde”. O jornal publicou vários artigos relacionados a sua figura e lembrou os problemas por qual passou no ano passado.
Além disso, citou uma pesquisa divulgada em janeiro que indicava que a maioria dos espanhóis era a favor de sua saída do trono.
“Na Espanha a história se acelera. Felipe e Letizia, os salvadores da monarquia espanhola”, disse o também francês “Le Monde”.
O “La Nación”, da Argentina, informou que a decisão da abdicação foi comunicada de modo surpreendente nesta manhã. “Aos 76 anos e após 39 anos de reinado, o rei é saudado em toda a Espanha”.
E o italiano “Corriere della Sera” publicou uma foto dos reis da Espanha acompanhados dos príncipes das Astúrias: “Juan Carlos abdica: seu filho Felipe é o novo rei da Espanha”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.