Abre nesta quarta edital de licitação do túnel submerso entre Santos e Guarujá; entenda a obra

  • Por Jovem Pan
  • 26/08/2014 18h02

Túnel submerso ligará Santos e Guarujá no litoral paulista; confira como a obra será feita no vídeo abaixo

Reprodução Túnel submerso ligará Santos e Guarujá no litoral paulista

Nesta quarta-feira (27) o Estado de São Paulo fará edital para contratar as obras do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá, o litoral paulista. A abertura de licitação será publicada no Diário Oficial e nos principais jornais.

A obra, que custará R$ 1,99 bilhão, será feita com “tecnologia inédita” no Brasil (existem cerca de 150 túneis similares em operação no mundo): elementos de concreto armado do túnel são construídos fora da água, levados flutando até o local onde serão instalados, afundados e conectados. (assista ao vídeo explicativo abaixo)

A técnica foi trazida da Holada, país que enfrenta dificuldades por ter boa parte de seu território abaixo do nível do mar.

“Além das obras de confecção do túnel, estão incluídos no pacote (de licitação) mais de 5 km de vias em Santos e Guarujá que conectarão o túnel a todo o sistema viário” da região, explica Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), em entrevista à Jovem Pan (ouça acima).

Previsão de abertura

Após a licitação, a expectativa de Lourenço é de que no início de 2015 haja de fato o “início da obra, custeada pelo tesouro do Estado e financiamento tomado junto ao BNDES”. O presidente da Dersa diz que o “prazo de implantação previsto é de 44 meses”, estando o túnel em operação em 2018, contando com o tempo de “construção desses elementos (de concreto que formam o túnel), instalação e acabamento”.

Essas peças de concreto possuem cerca de 150 m de extensão cada e têm as duas laterais tampadas para serem trazidas flutuando e afundadas. “Serão seis elementos, totalizando 760 m de extensão”.

Pedestres e ciclistas terão como usar a obra também. O túnel será composto de três faixas de rolagem por sentido, mais uma galeria intermediária totalmente vedada das faixas de rolagem, para a passagem de pedestres e ciclistas.

Além disso, “as curvas e as rampas do futuro túnel foram feitos em consonância aos requisitos técnicos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)”, para que esse tipo de trem também possa ser instalado no futuro.

Balsa ou túnel?

O túnel será construído na “porção intermediária do canal do porto de Santos”, o maior da América Latina, e deve captar cerca de 70% do fluxo de 21 mil veículos transportados por dia pela balsa. Ou seja, o túnel terá circulação diária de 18 mil veículos.

“O túnel, além de oferecer uma nova alternativa de ligação entre Santos e Guarujá, manterá a balsa funcionando, mas sem fila”, projeta Lourenço.

Para que ninguém “fuja” do pedágio, o túnel precisará de ser tarifado e o preço será similar ao da balsa e da rodovia, explica também o presidente da Dersa. Ouça entrevista completa no áudio acima.

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