Abrigo de moradores de rua está superlotado por conta da Copa, diz MP do Rio

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2014 22h37

Rio de Janeiro, 10 jun (EFE).- O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) afirmou nesta terça-feira que a superlotação de um abrigo para moradores de rua na Paciência, na Zona Oeste do Rio, está diretamente ligada à Copa do Mundo.

“As operações de recolhimento compulsório de moradores de rua vêm sendo intensificadas pela prefeitura em razão da aproximação da Copa do Mundo e em desacordo com a decisão da Justiça”, comentou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO), a promotora Patrícia Villela.

O relatório do Ministério Público foi elaborado após uma visita ao Albergue Municipal Rio Acolhedor, e que revelou que este centro dá cobertura, atualmente, a 463 pessoas, número muito acima dos 150 que pode receber por decisão judicial. A maioria dos moradores chega do Centro, Zona Sul e do Maracanã.

“Também vimos que pessoas portadoras do vírus HIV compartilham a mesma lâmina de barbear. O risco de propagação dos casos de tuberculose é grande”, alertou a promotora.

Durante a inspeção, também foram verificadas condições insalubres de preparo de alimentos, rodeados de baratas e armazenados no chão ao lado de materiais de limpeza.

Além disso, atualmente, a enfermaria do local está fechada e serve para guardar colchões novos, que deveriam estar em uso. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.