Ação da polícia contra protesto na Indonésia deixa cinco mortos e 21 feridos
Bangcoc, 9 dez (EFE).- Pelo menos cinco indonésios morreram e outros 21 ficaram feridos após a ação da polícia para dispersar uma manifestação em uma cidade da província de Papua, no leste da Indonésia, informou nesta terça-feira a imprensa local.
Quatro pessoas perderam a vida no local dos incidentes, ocorridos na segunda-feira na população de Paniai, e a quinta posteriormente por causa dos ferimentos, segundo o jornal “The Jakarta Post”.
A manifestação, na qual participavam várias centenas de aldeões, foi organizada para protestar por um fato ocorrido na noite do domingo, na qual um veículo ocupado por um desconhecido pôs em perigo um grupo de adolescentes locais congregados em um centro cristão.
“Os moradores se congregaram na esplanada de Suharto para pedir explicações, mas os policiais se excederam em sua reação. Pensaram que iam ser atacados e por isso foram à esplanada. Os manifestantes não atacaram a delegacia”, disse o chefe do conselho tribal de Paniai, Jonh Gobay.
A região de Papua é uma das zonas mais subdesenvolvidas da Indonésia, e apesar de sua riqueza em recursos naturais e matérias-primas, sofre com um conflito separatista desde 1963, quando passou a estar sob domínio indonésio. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.