Ação da Secretaria dos Portos de combate ao Aedes surpreende turistas no Rio

  • Por Agência Estado
  • 15/02/2016 16h45
Brasília - O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, participa do programa Bom Dia Ministro (José Cruz/Agência Brasil) José Cruz/Agência Brasil O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República

Uma ação promovida pela Secretaria dos Portos para combater o mosquito da dengue, na manhã desta segunda-feira, 15, causou confusão no Píer Mauá, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro. Turistas de três transatlânticos que atracaram hoje se surpreenderam com a comitiva de cerca de 30 pessoas que acompanhava o ministro Hélder Barbalho, que distribuía folhetos informativos sobre o mosquito Aedes aegypti. 

Uma guia que conduzia turistas que desembarcavam recusou o pedido de assessores do ministro de informar aos visitantes, em espanhol, o que era a ação e quem a estava realizando. 

Depois da primeira abordagem, um funcionário do píer foi chamado para anunciar, em espanhol, a ação e, depois da fala, pediu palmas para Barbalho. Na parte coberta do cais, turistas foram abordados por seguranças, que pediam para se afastarem do grupo, para não atrapalhar a filmagem.

Nos armazéns 13 e 14, o ministro acompanhou as novas ações realizadas pela Companhia Docas para extinguir focos de reprodução do vetor. Entre elas, uma estação de monitoramento de identificação de vetores e pragas, equipada com dois microscópios. 

Com a instalação, segundo a Secretaria dos Portos, é possível fazer levantamento do índice de infestação e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Também foram instaladas armadilhas para captura dos mosquitos e “motofogs”, motos que fazem o serviço de fumacê nas áreas portuárias, foram utilizados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.