Ação militar na Colômbia deixa sete membros das Farc mortos

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2014 15h26

Bogotá, 21 jan (EFE).- Pelo menos sete guerrilheiros das Farc morreram e outros cinco foram detidos em uma operação militar e policial em uma zona rural do departamento de Tolima, no sul da Colômbia, informou nesta terça-feira o Comando Geral das Forças Militares.

Segundo o comunicado, os insurgentes pertenciam às colunas móveis Héroes de Marquetalia e Alfredo González, e tinham se reunido para planejar ações guerrilheiras por ordem do Secretariado, que exerce o papel de órgão do Governo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A operação começou nas últimas horas na vereda San Miguel, do município de Planadas, no sul do Tolima, quando trabalhos de inteligência permitiram localizar a concentração guerrilheira.

Aeronaves da Força Aérea atacaram o local e depois deram passagem a um desembarque das tropas da Divisão de Ataque Aéreo do Exército, as quais prosseguem em combates com a guerrilha.

O Comando Geral das Forças Militares indicou que dará mais informações nas próximas horas.

Esta operação se soma à registrada na madrugada de domingo no departamento de Arauca, no qual morreram pelo menos 14 guerrilheiros, um rebelde se desmobilizou e outro foi detido.

A guerrilha também perpetrou dois ataques com explosivos, o primeiro no último dia 16 de janeiro, apenas um dia depois do fim da trégua natalina declarada pelas Farc, e o segundo na tarde de ontem, ataques que deixaram dois mortos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.