Acelerador de partículas ganha da Europa status de organização internacional
Bruxelas, 20 ago (EFE).- A Comissão Europeia (CE) decidiu outorgar ao acelerador de partículas que está sendo construído na Suécia o status de Consórcio de Infraestruturas de Pesquisa Europeias, o que o transforma em uma organização internacional com suas respectivas vantagens.
O acelerador (Fonte Europeia de Nêutrons por Spallation) (ESS) se beneficiará deste novo status a partir do próximo dia 28, informou o executivo comunitário nesta quinta-feira.
A União Europeia contribuirá assim para “que este projeto de infraestrutura seja implementado com sucesso”, indicou a CE.
O diretor-geral do acelerador, Jim Yeck, disse que “a aprovação do ESS como um Consórcio de Infraestruturas de Pesquisa Europeias (ERIC) pela Comissão é um marco importante para o projeto”.
Ele ressaltou que “esta decisão faz do ESS uma organização internacional com personalidade jurídica em todos os Estados-membros”.
Além disso, indicou que “proporciona o marco para completar o projeto em parceria com nossos sócios nestes países”.
Segundo o comunicado da CE, o ESS faz parte da nova geração de fontes de feixes de nêutrons do mundo, que permitirão explorar com detalhe diferentes materiais em nível molecular.
A Comissão considerou este acelerador como um “motor essencial para a inovação em ciência e em indústria na Europa”.
Além disso, assinalou que o ESS será útil em um amplo leque de disciplinas, “desde a construção de motores industriais até o desenvolvimento de proteínas com fins médicos”.
Até agora, a UE destinou cinco milhões de euros à fase inicial do projeto, e planeja contribuir com outros 20 milhões em 2015 através do plano Horizon 2020.
Horizon 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da UE e conta com um fundo de quase 80 bilhões de euros para o período 2014-2020. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.