Acidente com duplo descarrilamento de trens mata 24 pessoas na Índia

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 02h19

(Atualiza número de mortos).

Nova Délhi, 5 ago (EFE).- Pelo menos 24 pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas depois que dois trens descarrilaram no mesmo lugar por causa de danos nas vias provocados pelas chuvas perto da cidade de Harda, no estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

O primeiro descarrilamento ocorreu por volta das 23h30 de terça-feira (15h de Brasília) quando seis vagões do Mumbai-Varanasi Kamayani Express descarrilaram e, poucos minutos depois, três vagões do Jabalpur-Mumbai Janata Express, que iam em direção contrária, também saíram dos trilhos, segundo disse o porta-voz de ferrovias, Piyush Mathur.

As vias cederam perante a passagem dos trens devido aos danos que as fortes chuvas tinham provocado nos trilhos, detalhou o porta-voz.

O comissário de Relações Públicas do governo de Madhya Pradesh, Anupam Rajan, detalhou que entre os 24 mortos se encontram nove homens, 11 mulheres e cinco crianças.

Os feridos, nenhum com gravidade, foram transferidos a hospitais, enquanto 300 passageiros foram resgatados do local do acidente.

“Enviando ajuda médica e pessoal de emergência ao local. Escuridão, água criando problemas, mas enviamos toda a ajuda possível. Fazemos o melhor que podemos”, escreveu no Twitter o ministro de Ferrovias, Suresh Prabhu, que já anunciou o pagamento de compensações às vítimas.

Por sua parte, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu na mesma rede social que suas “orações estão com os feridos” e que “as autoridades fazem todo o possível”.

A rede ferroviária indiana é, com 65.000 quilômetros de extensão, a quarta mais longa do mundo, atrás de Estados Unidos, Rússia e China. Além disso, conta com 1,3 milhão de funcionários e 12.500 trens e transporta diariamente cerca de 23 milhões de passageiros.

Na última década foram registrados 1.522 acidentes ferroviários no país, nos quais morreram 2.331 pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.