Acordo para recuperar Rio Doce gera desconfiança, mas respaldo da Vale garante recursos

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2016 15h54
Resplendor (MG) - Imagem aérea mostra a a lama no Rio Doce, na cidade Resplendor ( Fred Loureiro/ Secom ES) Fred Loureiro/ Secom ES Rio Doce com Lama

O acordo da Samarco para recuperar o Rio Doce, que foi fechado nesta quinta-feira (25), ainda gera desconfiança entre prefeitos da região, mas o respaldo da Vale garantirá recursos.

A mineradora responsável pela barragem que se rompeu em Mariana terá de desembolsar só neste ano R$ 2 bilhões. O plano, orçado em R$ 4,5 bilhões, prevê a revitalização das águas, assistência a famílias, indenizações e recomposição da flora.

O Procurador-geral do governo do Espírito Santo, Rodrigo Rabello, explicou que a Samarco estará respaldada, caso não tenha recursos.

“A Samarco tem a obrigação, no acordo, de fazer os aportes, mas se não o fizer, a Vale e a BHP tem responsabilidade para fazer os aportes. Então creio que temos uma condição excepcional de fazer com que essa recuperação se dê o mais rápido possível e de forma completa”, disse.

De acordo com o procurador Rodrigo Rabello, o Ministério Público vai fiscalizar todos os passos do acordo. Ele considerou o acerto histórico, pois reduz o prazo da recuperação ambiental e social.

Uma ação judicial poderia levar décadas para recompor o Rio Doce, depois da tragédia de Mariana no ano passado.

*Informações do repórter Thiago Uberreich

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.