Acusado de matar menino Joaquim, em 2013, é preso na Espanha

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2017 11h22
Reprodução/EPTV Guilherme Longo - rep

Guilherme Longo, acusado de matar o menino Joaquim em 2013, foi preso em Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira (27), de acordo com o promotor Marcus Túlio Nicolino. As informações foram confirmadas pela Polícia Federal.

O menino, Joaquim Ponte Marques, tinha apenas três anos quando foi encontrado morto no Rio Pardo, Em Barretos, no interior de São Paulo, em novembro de 2013. Ele havia desaparecido de sua casa em Ribeirão Preto, também no interior paulista.

O padrasto da criança, o técnico em TI, Guilherme Longo, foi acusado da morte e estava foragido desde setembro do ano passado. Ele tinha conseguido um habeas corpus e deixou a Penitenciária 2 de Tremembé (SP).

O caso

Joaquim foi encontrado no Rio Pardo, no interior paulista, cinco dias após desaparecer de sua casa onde morava com a mãe, o padrasto e o irmão.

À época, a Polícia concluiu que o padrasto Guilherme havia matado a criança, que sofria de diabetes, com uma dose de insulina superior ao normal, e jogado o corpo dele em um córrego, que fica próximo à casa onde morava.

Um laudo do Instituto Médico Legal apontou ausência de água no organismo da criança, o que descartou a hipótese de afogamento. Guilherme Longo foi indiciado por homicídio triplamente qualificado.

A mãe de Joaquim, Natália Ponte, responde em liberdade à acusação de ter sido omissa em relação à segurança do filho, já que sabia que Guilherme era agressivo e havia voltado a usar drogas.

Longo estava preso em Tremembé desde janeiro de 2014, quando obteve um habeas corpus da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, que considerou o prazo do processo excessivo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.