Adesão do Cazaquistão à OMC será celebrada em dezembro em Nairóbi

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 10h42

Genebra, 12 jun (EFE).- A histórica adesão do Cazaquistão à Organização Mundial do Comércio (OMC) como 162° membro do organismo que rege o comércio mundial será celebrada em cerimônia na reunião ministerial de Nairóbi, em dezembro.

Assim indicaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes da OMC que explicaram que ainda está sendo estudado o formato como será lembrada a adesão deste país asiático à organização, após 20 anos de negociações.

Para que a adesão seja oficializada, primeiro deverá ser aprovada formalmente em 22 de junho pelo Comitê de Acesso da OMC.

Posteriormente, a proposta de adesão deverá ser tratada e eventualmente aprovada -sempre por consenso- pelo Conselho Geral, principal órgão decisório do organismo.

O Cazaquistão solicitou sua adesão à OMC em 29 de janeiro de 1996, e para isso negociou durante anos para adequar suas tarifas e outros impedimentos comerciais aos acordos da OMC.

No entanto, em meio ao processo, o país decidiu fazer parte da União Econômica Euroasiática e teve que adotar as normas e padrões desta união aduaneira.

A União Econômica Euroasiática é fomada por Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia.

Este fato obrigou uma renegociação de tudo o que foi estipulado anteriormente e fez com que o processo de acesso à OMC se desacelerasse.

Finalmente, nesta semana o processo foi finalizado e posteriomente houve a assinatura de uma minuta de acordo.

“Felicito os membros da OMC e o governo da República do Cazaquistão”, disse, ao conhecer a notícia, o diretor-geral da OMC, Roberto Azêvedo.

Atualmente, a OMC é composta por 161 membros e há 21 países que estão negociando o acesso à organização, entre eles as repúblicas ex-soviéticas do Azerbaijão, Bielorrússia e Uzbequistão.

A Rússia faz parte da OMC desde 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.