Adolescentes deram início aos protestos violentos, diz polícia de Baltimore

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 02h11

Washington, 28 abr (EFE).- A Polícia de Baltimore, no estado americano de Maryland, afirmou nesta terça-feira que um grupo de adolescentes foi responsável por dar início aos protestos violentos que deixaram vários agentes feridos e causaram importantes danos materiais na cidade.

Em entrevista coletiva, o chefe da polícia de Baltimore, Anthony Batts, indicou que, segundo as informações das autoridades, os distúrbios foram organizados “principalmente” por estudantes de instituições locais.

“Uma boa parte (dos manifestantes) saiu diretamente das escolas. São jovens de 15, 16 e 17 anos. Sabem diferenciar o que é certo e o que é errado”, disse Batts.

“Acharam que era divertido atirar blocos de concreto contra policiais. Tomara que mais pais tivessem se ocupado dos seus filhos nesta noite. A situação está se acalmando de forma lenta, mas segura”, completou o chefe de polícia.

Batts confirmou 15 agentes ficaram feridos, seis deles em estado grave, mas assegurou que eles vão se recuperar das lesões.

Durante os protestos, 27 pessoas foram presas. Além disso, vários veículos, uma loja e um prédio em construção acabaram incendiados pelos manifestantes, que aproveitaram a confusão para praticar saques contra o comércio local.

Por outro lado, a família de Freddie Gray, o jovem negro que morreu quando estava sob custódia policial, fato que motivou os protestos violentos, pediu calma e criticou os distúrbios na cidade.

“Quero justiça para meu filho, mas não dessa maneira. Não estou de acordo com manifestações violentas. Freddie não era violento”, afirmou Gloria Darden, mãe de Gray, em um evento religioso realizado pela família em uma igreja local.

O governador de Maryland, Larry Hogan, decretou ontem estado de emergência em Baltimore e mobilizou a Guarda Nacional para conter a violência na cidade.

Já a prefeita, Stephanie Rawlings-Blake, estabeleceu um toque de recolher no município, com início a partir das 22h de hoje. A medida será mantida ao longo da semana. EFE

arc/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.