Adultos deixam de tomar vacinas importantes por falta de conhecimento

  • Por Carolina Ercolin/ Jovem Pan
  • 16/05/2016 14h31
  • BlueSky
São Paulo - Vacinação dos profissionais de saúde contra H1N1 no Hospital das Clínicas (Rovena Rosa/Agência Brasil) Rovena Rosa/Agência Brasil Profissionais de Saúde são vacinados contra a gripe H1N1 no Hospital das Clínicas

Você, um adulto saudável, provavelmente tem alguma vacina atrasada. E, possivelmente, poderia resolver isso sem colocar a mão no bolso, em um posto de saúde perto de você.

Consulte o calendário de vacinação AQUI .

A constatação da Sociedade Brasileira de Imunizações é preocupante e chama a atenção para a falta de uma estratégia de governo urgente que leve em conta o envelhecimento da população mundial.

Segundo a presidente da entidade, Isabela Balalai, o problema começa na ponta da cadeia; ou seja, próprio médico.

“O problema é a informação. Porque o médico também não lembra. Se o médico não te disser (onde encontrar a vacina) onde você vai ver? Dupla, difteria e tétano, vacina recomendada a cada 10 anos, gratuita na rede pública. Levanta a mão quem está com a dupla em dia”, desafia Balalai.

Ela cita outro exemplo, que deu mais certo recentemente. “Tríplice viral: sarampo, caxumba e rubéola. Vacina gratuita no posto para qualquer adulto. Talvez boa parte esteja em dia porque o governo fez campanha”.

E constata: “O adulto só vai se vacinar quando o governo faz campanha”.

Sucesso contra a gripe X imunizações escanteadas

Campanha efetiva como a da gripe, que tem funcionado especialmente em anos, como 2016, onde há muitas mortes relacionadas. Até agora, 411.

Na capital paulista, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a campanha de vacinação contra H1N1 atingiu 99,3% do público alvo.

Mas quando comparamos o sucesso de outras coberturas entre grupos etários diferentes, o contraste fica mais evidente.

A cobertura vacinal da tríplice bacteriana acelular, por exemplo, é de, em média, 30% para as gestantes da rede pública. Segundo Balalai, em crianças, o índice chega a 95%.

Pneumonia

E ainda há outras imuizações escanteadas, como as pneumocócicas, que previvem a pneumonia: doença responsável pela morte do cantor Cauby Peixoto neste domingo.

40% dos brasileiros não sabem que já existe vacina para esta, que é 3ª maior causa de morte do mundo, alerta o pneumonologista Mauro Gomes, coordenador da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Ele lembra como fator dificultador “o próprio desconhecimento da população em relação ao que é a pneumonia. O entendimento de que a pneumonia é causada pelo frio, o sereno, ou tomar gelado, iddo dificulta o conceito. A pneumonia é uma infecção causada por uma bactéria no interior do pulmão”, esclarece.

Você pode consultar o calendário de vacinação AQUI.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.