Aécio anuncia carta de compromissos para tentar atrair apoio de Marina Silva

  • Por Agencia EFE
  • 11/10/2014 17h14

Redação Central, 11 out (EFE).- O candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), lançou neste sábado em Recife, Pernambuco, uma carta de compromissos, em que se aproxima a diversos pontos defendidos por Marina Silva (PSB), na tentativa de atrair para sua candidatura a terceira colocada no primeiro turno.

Conforme texto publicado no site do Partido da Social Democracia Brasileira, Aécio reiterou que seus compromissos se sustentam em três eixos: o cuidado com a natureza, a atenção às pessoas e a adoção de políticas macroeconômicas que possibilitem uma “sociedade mais justa” para todos.

O documento foi apresentado em um evento com integrantes do PSB em Pernambuco, entre eles, a família de Eduardo Campos, que encabeçava a chapa da legenda até morrer em um acidente aéreo na cidade de Santos, São Paulo, em 13 de agosto deste ano.

Marina, que teve pouco mais de 22,1 milhões de votos, não compareceu ao ato de hoje. A terceira mais votada do primeiro turno havia cobrado uma manifestação pública de Aécio sobre suas propostas, antes de declarar apoio ou anunciar neutralidade.

No documento lido por Aécio, estão incluídas a proteção aos povos indígenas, a manutenção dos programas sociais, a reforma política, a luta pela preservação da natureza. Não houve menção a uma mudança de posicionamento quanto a redução da maioridade penal, a que o candidato do PSDB e Marina é contra.

Além disso, Aécio Neves aproveitou o evento para exaltar a figura de Eduardo Campos, justamente em Pernambuco, onde Marina recebeu expressiva votação, ficando com 48,05% dos votos, contra 44,22% de Dilma e 5,92% do ex-governador de Minas Gerais.

“Eu me sinto, a partir deste instante, responsável dentre tantas expectativas que a mudança gera na sociedade brasileira, para levar a cada canto deste país, no limite das minhas forças, o legado e os sonhos de Eduardo Campos, governador dos pernambucanos e símbolo da boa política”, afirmou Aécio.

Apesar da divergência entre a redução da maioridade penal para “crimes gravissímos”, o candidato do PSDB prometeu buscar soluções para “afastar os jovens da violência”, não encarando o problema apenas pela ótica da punição.

Nos últimos dias, diante do silêncio de Marina Silva, Aécio Neves havia garantido que não “abdicaria” de pontos que considera ideal em seu programa de governo. O candidato pediu hoje a “união” da oposição, convidando todos os partidos a darem apoio, sem renúncia necessária de seus ideais.

“Terminado o primeiro turno das eleições, as urnas foram claras: a maioria do eleitorado mostrou o desejo de mudança”, afirmou.

Presente no encontro entre Aécio e a cúpula do PSB, o candidato à vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque foi enfático ao dizer “que Dilma se prepare, porque o Nordeste vai dar uma virada no resultado” do primeiro turno.

A presidente, por sua vez, fez comício hoje na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em Minas Gerais, Dilma venceu Aécio, que foi duas vezes governador, em resultado que surpreendeu muitos analistas.

“Tenho certeza que no dia 26, sairá daqui uma onda mineira para o resto do Brasil. Confio no voto do povo mineiro”, disse a candidata do PT em discurso. EFE

mp/bg

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.