Aeronautas vão parar por duas horas nesta quarta e podem estender greve ao carnaval
Pilotos e comissários de voo anunciaram que a categoria vai cruzar os braços por duas horas na quarta-feira (03). A intenção é interromper todas as atividades entre 6h e 8h da manhã, em 12 aeroportos do País.
A paralisação vai atingir Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.
No caso de São Paulo, serão afetados os terminais de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. E no Rio de Janeiro, os aeroportos Santos Dumont e Galeão.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas considera a decisão extrema, mas necessária para repor as perdas com a inflação. O diretor de Relações Institucionais da entidade, Tiago Rosa, diz que a mobilização pode se estender até o Carnaval.
“Nosso planejamento é que na quarta, após a paralisação, já está convocada uma assembleia, e nessa assembleia ser definido o futuro da paralisação. Se continuamos no dia seguinte, durante o carnaval, se aumentamos o número de aeroportos ou não, se aumentamos o período de tempo ou não”, explica. “Pode, sim, acontecer, mas somente depois da assembleia”.
Ele diz ainda que a diminuição do número de voos tem gerado perdas aos aeronautas. “Consideramos que já estamos, sim, dividindo essa conta da crise política, ainda por cima mantendo a inflação e perdendo produtividade”.
Em nota, o sindicato reconhece as dificuldades por causa da crise econômica. Mas afirma que não houve reajuste salarial no ano passado, mesmo após a data-base dos trabalhadores em dezembro.
Segundo a organização, apesar do cenário desfavorável, a aviação brasileira cresceu 33% nos últimos 4 anos.
O comunicado também informa que os custos com a folha de pagamento dos tripulantes caíram de 13% em 2011, para 9,5%.
Reportagem de Danillo Oliveira
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.