Aeroporto de Cumbica pode remover pacientes com ebola em 22 minutos até o Hospital Emílio Ribas

  • Por Jovem Pan
  • 17/09/2014 08h09

A remoção de pacientes com caso de ebola do Aeroporto de Cumbica para o Hospital Emílio Ribas poderá ser feita em 22 minutos. Este foi o tempo gasto durante simulação realizada nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde e Secretária de Estado da Saúde.

As autoridades afirmam que não houve nenhum caso suspeito de ebola em São Paulo desde o início da epidemia na África. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, disse a Luciana Verdolin que as simulações atualizam os planos de contingência.

*Ouça os detalhes no áudio

O Hospital Emílio Ribas, localizado na Avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo, terá 17 leitos preparados para receber pacientes com ebola. O secretário Estadual de Saúde, David Uip, afirmou a Anderson Costa que, apesar dos casos pouco prováveis, há infraestrutura para conter a doença.

O Estado possui uma maca de isolamento para transportar pacientes com ebola e, ainda neste mês, um segundo leito deste tipo estará disponível. O diretor do Hospital Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Júnior, contou que duas macas-bolha são suficientes para a remoção de pacientes, caso seja preciso.

O vírus ebola é transmitido por sangue, vômito, suor, entre outros fluídos do corpo, mas nunca pelo ar, asseguram as autoridades de saúde. A primeira simulação ocorreu no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, a segunda ontem, em São Paulo, e a próxima está programada para um porto.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.