Afeganistão está pronto para fim da Isaf, diz general americano

  • Por Agencia EFE
  • 28/05/2014 13h15

Cabul, 28 mai (EFE).- O governo e as forças de segurança do Afeganistão estão preparados para continuar a luta contra o terrorismo quando as tropas da Otan deixarem o país, disse nesta quarta-feira o general americano Joseph F. Dunford.

O comandante-chefe da missão da Otan no país asiático (Isaf), em entrevista coletiva em Cabul, declarou que os Estados Unidos manterão seu apoio às forças de segurança afegãs quando as tropas internacionais se retirarem.

O exército e a polícia do país “coordenaram a segurança durante mais de um ano e confiamos em sua habilidade para assegurá-la na segunda rodada das eleições e posteriormente”, afirmou Dunford.

O Afeganistão está imerso na segunda fase das eleições presidenciais, cuja campanha começou no último dia 22 e as votações estão convocadas para 14 de junho, mas os resultados são esperados somente para 22 de julho.

“O governo mostrou seu confiabilidade e liderança, enquanto o povo confia em suas forças de segurança: dois ingredientes de um exército moderno”, acrescentou o comandante.

O responsável pela missão ressaltou que os dois candidatos a presidir o país, Abdullah Abdullah e Ashraf Gani, já mostraram sua vontade de assinar um acordo com os Estados Unidos para continuar com a colaboração mútua assim que a presença militar seja reduzida.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem o compromisso de manter 9.800 soldados no Afeganistão e concluir a saída total do país no final de 2016, dois anos depois do fim da missão da Isaf.

Os Estados Unidos passarão dos cerca de 32 mil soldados atuais a 9.800, reduzirá o número à metade por volta do final de 2015 e abandonará todas suas bases militares no país no final de 2016, quando Obama dará fim a oito anos de mandato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.