África do Sul deterá mercenários que ajudam a Nigéria contra Boko Haram

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2015 08h49

Johanesburgo, 29 jan (EFE).- A África do Sul deterá o grupo de mercenários desse país que ajuda o Exército nigeriano em sua luta contra os jihadistas de Boko Haram, anunciou a ministra da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, em declarações publicadas nesta quinta-feira na imprensa local.

“Ir a um país e dar qualquer forma de assistência militar como mercenário e não como parte de um desdobramento do Governo, tem consequências”, disse Nosiviwe aos jornalistas, durante a cúpula da União Africana (UA) realizada na Etiópia.

Vários ex-militares sul-africanos fazem parte de um grupo que, a pedido do governo da Nigéria, treina soldados desse país que combatem o grupo islamita Boko Haram, publicou esta semana o jornal em língua afrikaans “Beeld”.

A ministra acredita que sua detenção quando retornarem à África do Sul leve a uma condenação nos tribunais, para “dar um recado a todos os sul-africanos” que atuam como mercenários.

A lei sul-africana de Assistência Militar no exterior castiga a participação de sul-africanos em conflitos em outros países, sempre que não agirem sob as ordens do governo de Pretória. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.