Agência Efe abre exposição fotográfica na Colômbia por seu 75º aniversário
Bogotá, 27 mar (EFE).- A Agência Efe vai inaugurar hoje à tarde na Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá, a exposição “75 anos em fotos. Um tributo à região ibero-americana”, com a qual iniciará a comemoração na Colômbia de seu 75º aniversário.
A mostra é formada por quase cem imagens do arquivo da Efe e começa com a época do Franquismo na Espanha, com imagens como a reunião entre Francisco Franco e Adolf Hitler no início da Segunda Guerra Mundial ou a visita de Eva Perón a Madri.
Neste percurso, que termina com a transformação da América Latina na última década, “EFE: 75 anos em fotos”, registra a ascensão ao poder de líderes que marcaram época, o conflito armado colombiano ou o problema do narcotráfico.
Também uma curiosa foto de Ernesto Che Guevara na praça de las Ventas, a invasão do Panamá em 1989, o ditador chileno Augusto Pinochet em seu caixão e as maiores glórias do esporte colombiano, como o jogador Radamel Falcao.
O diretor da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), Jaime Abello, disse à Efe que a agência contribui “para o conhecimento mútuo, os laços econômicos e a solidariedade entre os países latino-americanos”.
“Seus textos e imagens originais relatam diariamente a palpitante história de nossa grande região”, acrescentou Abello, que participará de uma das palestras sobre jornalismo e fotografia que a Efe vai organizar em abril na Biblioteca Luis Ángel Arango, acompanhado pela diretora da rádio “RCN”, Yolanda Ruiz, o gerente do Canal Capital, Hollman Morris, e os fotógrafos Jesús Abade Colorado e Stephen Ferry, entre outros.
A exposição “EFE: 75 anos em fotos”, que contou com o apoio do Banco de la República, a Embaixada da Espanha na Colômbia e o BBVA, ficará aberta ao público de 28 de março a 1º de junho na Biblioteca Luis Ángel Arango do Banco de la República, no centro histórico de Bogotá. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.