Agência Efe comemora seu 75º aniversário com uma exposição no Rio de Janeiro

  • Por Agencia EFE
  • 04/12/2014 22h12

Rio de Janeiro, 4 dez (EFE).- A Agência Efe inaugurou nesta quinta-feira no Rio de Janeiro uma mostra de 75 fotos jornalísticas históricas e da atualidade por ocasião de seu 75º aniversário.

A exposição, organizada na sede do Instituto Cervantes no Rio de Janeiro, foi inaugurada pelo presidente da Efe, José Antonio Vera, que destacou a força da agência, a quarta maior do mundo e a líder em espanhol.

Vera afirmou, em discurso em português, que a Efe dispõe de profissionais em 120 países, de 60 nacionalidades diferentes, e está em operação no Brasil há quase 40 anos.

A inauguração contou com a presença da diretora da agência no Brasil, Carmen Gurruchaga, autoridades locais e consulares e personalidades como o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Arnaldo Niskier e o presidente do grupo editorial Gol, Jonas Suassuna.

O secretário de Turismo do estado do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita, declarou que a Efe tem um “papel de duplo sentido” por trazer a atualidade internacional ao Brasil e por levar ao mundo de língua espanhola as notícias produzidas no país.

O presidente da Efe comentou várias fotos da mostra, que é composta por momentos históricos captados pelas lentes da Efe desde 1939 até hoje.

A exposição itinerante, inaugurada há oito meses pelo rei Juan Carlos da Espanha antes de sua abdicação, passou por países como Argentina, Chile, Paraguai, República Dominicana e Venezuela. Esta é a segunda vez que a mostra é exibida no Brasil, já que em setembro foi apresentada em São Paulo.

Na semana que vem será a vez de Veracruz, no México, sediá-la, paralelamente à realização da XXIV Cúpula Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo.

No Rio de Janeiro, a exposição abrirá amanhã suas portas ao público e permanecerá em cartaz até o dia 31 de janeiro na sede do Instituto Cervantes.

A exposição conta com fotos históricas como o encontro do ditador espanhol Francisco Franco com Adolf Hitler na fronteira franco-espanhola em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial. Também há imagens de momentos de grande relevância da atualidade, como a crise na Ucrânia, os recentes bombardeios em Gaza ou a Copa do Mundo de 2014.

Para a mostra do Rio de Janeiro foram selecionadas, além disso, 25 imagens da equipe de repórteres fotográficos da Efe no Brasil, incluindo algumas das eleições presidenciais de outubro.

Uma das imagens mais impactantes mostra um raio se chocando com a estátua do Cristo Redentor, o que causou danos na mão do monumento. Segundo Vera, a foto captada por Antonio Lacerda é a mais vendida da Efe na América Latina.

A exposição conta com o patrocínio da multinacional Indra e o apoio de outras empresas espanholas no Brasil como Isolux e Gás Natural Fenosa, assim como do Instituto Cervantes e do restaurante Entretapas.

O serviço de fotografia é uma das locomotivas da Efe, uma das quatro maiores agências de notícias do mundo e líder no mercado ibero-americano.

Presente no Brasil com um serviço em português destinado ao mercado nacional, a Efe também possui mesas de edição em inglês, árabe, catalão e galego, além de escritórios em 180 cidades de 120 países. EFE

mp/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.