Agência Efe inaugura exposição por seu 75º aniversário em Caracas
Caracas, 15 out (EFE).- A Agência Efe inaugurou nesta quarta-feira em Caracas uma exposição fotográfica para comemorara seus 75 anos de existência por meio de um percurso por eventos históricos mundiais, especialmente na Espanha e na América Latina.
A exibição foi inaugurada na Sala de Exposições da Fundação BBVA Provincial pelo presidente desta instituição, Pedro Rodríguez Serrano, acompanhado pelo presidente da Efe, José Antonio Vera, e o embaixador da Espanha na Venezuela, Antonio Pérez Hernández.
“A Agência Efe é uma instituição na Espanha e brindou grandes serviços no mundo da comunicação”, declarou o embaixador espanhol no país sul-americano.
Pérez Hernández assegurou que “as empresas espanholas seguirão estando” na Venezuela, país no qual, segundo disse, contribuíram ao desenvolvimento da cultura e a sociedade.
“Estamos há 40 anos na Venezuela e há 50 na América Latina. Somos uma empresa espanhola, mas temos um alma profundamente latino-americana por todas as pessoas que trabalham conosco nas diferentes delegações e diferentes escritórios onde sempre há pessoal local”, comentou o presidente da Efe.
Vera repassou parte da história da agência durante seus 75 anos e comentou várias fotografias que exibidas na galeria.
A exposição está composta por 75 fotografias, das quais 50 mostram eventos históricos mundiais, e 25 são dedicadas exclusivamente à Venezuela.
“Nossos jornalistas levam uma vida completamente anônima, um dos aspectos que gosto de ressaltar. Quase nunca assinam com seu nome e, no entanto, estão fazendo um serviço à sociedade que, do meu ponto de vista, é muito importante”, destacou Vera.
A exposição itinerante é uma seleção dentre as mais de 17 milhões de fotografias que formam o arquivo gráfico da Efe, que com sua exibição em Caracas até o próximo dia 7 de dezembro já percorreu 11 países da região.
A Agência Efe tem mais de três mil profissionais distribuídos por todo o mundo que cobrem mais de 120 países e gera diariamente mais de 5.000 informações em suportes de texto, foto, áudio, vídeo e multimídia.
Em 1995, o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades reconheceu o trabalho de várias gerações de profissionais da Efe e seu esforço por garantir as relações entre Espanha e América Latina. EFE
rp/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.