Agência Efe inaugura nova sede em Madri com presença do príncipe das Astúrias

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2014 19h23

Madri, 13 fev (EFE).- A Agência Efe inaugurou nesta quinta-feira sua nova sede central em Madri em um evento que contou com a presença do príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon, e de sua esposa, a princesa Letizia, entre outras personalidades.

A mudança de sede ocorre um mês depois do aniversário de 75 anos da agência, comemorado em 3 de janeiro. As novas e modernas instalações ficam na zona norte da capital espanhola e reforçam a posição da Efe como uma das cinco maiores agências de notícias do mundo.

Felipe de Bourbon, herdeiro da Coroa espanhola, e a princesa Letizia conheceram a nova sede acompanhados pela vice-presidente do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, e do presidente da Efe, José Anronio Vera.

Os príncipes mostraram interesse pelo trabalho dos jornalistas da agência e perguntaram a alguns deles sobre alguns dos principais temas da atualidade. No fim da visita, o casal descerrou uma placa em função da inauguração da sede, em um ato que contou com a presença de personalidades dos âmbitos político, diplomático, artístico, cultural e econômico.

A vocação latino-americana da Efe teve reflexo na presença de embaixadores e diplomatas de países do bloco.

O presidente da Efe, José Antonio Vera, destacou que a agência é uma empresa com um passado grandioso que agora se define por “seu potencial de futuro, pelas mãos da inovação e da crescente expansão da língua espanhola no mundo”.

A Efe “se dispõe a escrever uma nova página de sua história” com a inauguração das instalações de um edifício “adaptado às necessidades de uma agência de notícias que opera em 180 cidades de 120 países e é considerada a maior do mundo em língua castelhana”, declarou Vera.

O príncipe das Astúrias tomou a palavra brevemente para felicitar os funcionários da Efe por seu trabalho e destacou que a agência foi testemunha da história durante décadas.

Durante o ato inaugural, foi projetado um vídeo que contou os 75 anos da Efe através de suas fotos históricas, com uma especial ênfase na vocação latino-americana da agência.

Também foram exibidas imagens sobre o livro comemorativo “Efemérides”, com uma saudação do rei Juan Carlos e colaborações de mais de oitenta personalidades, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O vídeo é completado com um repertório de felicitações a cargo de personagens da política, da cultura e do esporte, desde o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, até o ex-juiz Baltasar Garzón e os cantores Alejandro Sanz e Gloria Estefan.

O novo edifício da Efe é equipado com os mais avançados sistemas tecnológicos. Quarta maior agência de notícias do mundo, a Efe está presente em 180 cidades de 120 países e tem mesas de edição no Rio de Janeiro (serviço em português), Cairo (árabe), Madri e Bogotá (espanhol), além de Miami, sede do serviço em inglês. EFE

nac/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.