Agência Espacial Europeia acerta construção de nova versão do foguete Ariane
Bruxelas, 2 dez (EFE).- Os países-membros da Agência Espacial (ESA) chegaram nesta terça-feira a um acordo histórico para construir um novo foguete – o Ariane 6 -, anunciou a organização após o conselho ministerial realizado em Luxemburgo.
O desenvolvimento do equipamento, junto com a versão melhorada do foguete Vega – o Vega C – e o motor de combustível sólido (P120C) custará 4,3 milhões de euros (cerca de R$ 13,8 milhões).
O Ariane 6 deve entrar em funcionamento em 2020 e o Vega C estará em operação a partir de 2018, explicou em entrevista coletiva o diretor-geral da ESA, Jean-Jacques Dordain.
A executiva da ESA e a indústria europeia de lançadores definiram que o Ariane 6 será modular, tendo duas configurações, capazes de carregar cargas médias e pesadas.
O Ariane 6 e o Vega C são lançadores flexíveis que poderão satisfazer o mercado europeu e competir no mercado mundial, esperam a ESA e seus 20 estados-membros.
O mercado mundial muda, tanto do lado da oferta como na demanda. Os novos provedores de serviços de lançamento não europeus oferecem preços muito competitivos, o que representa um desafio ao modelo de negócio do Ariane 5, que será substituído pela versão em desenvolvimento, segundo a ESA. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.