Agências devem se adaptar às mudanças mas manter veracidade

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2014 10h25

Madri, 9 abr (EFE).- O presidente da Aliança de Agências Europeias (EANA), Peter Kropsch, defendeu nesta quarta-feira a necessidade de se manter os princípios de veracidade e imparcialidade no novo cenário informativo, que obriga as agências a “rápidas mudanças tecnológicos e a se antecipar aos gostos do novo consumidor”.

A Agência Efe, que celebra seu 75º aniversário, é a anfitriã da assembleia anual da EANA, focada na análise dos conteúdos para as novas plataformas de associações e cooperação entre meios de comunicação, e as possibilidades que o desenvolvimento do vídeo oferece.

No ato de inauguração, o presidente da Efe, José Antonio Vera, destacou que o encontro é uma oportunidade para permitir “uma troca de ideias e encontrar soluções”.

“Com o fluxo livre através da internet e sem controle de conteúdos, as agências fornecem a credibilidade e a veracidade”, afirmou Vera.

O presidente disse ainda que a Efe aposta na informação audiovisual como suporte “imprescindível” para a nova demanda informativa. “O futuro deve ser audiovisual ou não teremos futuro”, afirmou.

Por sua parte, Kropsch defende “mudanças tecnológicas rápidas”, mas sem perder a qualidades e a essência imprescindíveis das agências.

“Se tem que decidir entre a veracidade e a velocidade, não há dúvida: a confiança e a credibilidade são o mais importante”, disse o presidente da Aliança de Agências Europeias.

Diante do novo cenário informativo, frisou a urgência de se encontrar novas vias de financiamento porque “em tempos de turbulências a imprensa é a primeira vítima”.

Durante a reunião, as principais agências europeias debatem sobre o que os diferentes meios de comunicação esperam das agências de notícias no futuro, sua relação com as redes sociais e sua sobrevivência na era digital. EFE

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