Agências devem se adaptar às mudanças mas manter veracidade
Madri, 9 abr (EFE).- O presidente da Aliança de Agências Europeias (EANA), Peter Kropsch, defendeu nesta quarta-feira a necessidade de se manter os princípios de veracidade e imparcialidade no novo cenário informativo, que obriga as agências a “rápidas mudanças tecnológicos e a se antecipar aos gostos do novo consumidor”.
A Agência Efe, que celebra seu 75º aniversário, é a anfitriã da assembleia anual da EANA, focada na análise dos conteúdos para as novas plataformas de associações e cooperação entre meios de comunicação, e as possibilidades que o desenvolvimento do vídeo oferece.
No ato de inauguração, o presidente da Efe, José Antonio Vera, destacou que o encontro é uma oportunidade para permitir “uma troca de ideias e encontrar soluções”.
“Com o fluxo livre através da internet e sem controle de conteúdos, as agências fornecem a credibilidade e a veracidade”, afirmou Vera.
O presidente disse ainda que a Efe aposta na informação audiovisual como suporte “imprescindível” para a nova demanda informativa. “O futuro deve ser audiovisual ou não teremos futuro”, afirmou.
Por sua parte, Kropsch defende “mudanças tecnológicas rápidas”, mas sem perder a qualidades e a essência imprescindíveis das agências.
“Se tem que decidir entre a veracidade e a velocidade, não há dúvida: a confiança e a credibilidade são o mais importante”, disse o presidente da Aliança de Agências Europeias.
Diante do novo cenário informativo, frisou a urgência de se encontrar novas vias de financiamento porque “em tempos de turbulências a imprensa é a primeira vítima”.
Durante a reunião, as principais agências europeias debatem sobre o que os diferentes meios de comunicação esperam das agências de notícias no futuro, sua relação com as redes sociais e sua sobrevivência na era digital. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.