Agosto de 2014 foi o mais quente do planeta desde 1880, segundo agência EUA

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 14h56

Washington, 18 set (EFE).- O mês de agosto de 2014 foi o mais quente do planeta desde que começou a ser medido esse tipo de registro em 1880, com uma temperatura de 15,6°C, o que significa 0,75°C a mais que a média do século XX, informou nesta quinta-feira a Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos EUA (NOAA).

A temperatura da superfície terrestre foi a segunda mais quente, com 0,99°C acima da média do século passado, que ficou situada em 13,8°C, segundo o reporte mensal da NOAA.

Por sua parte, os oceanos alcançaram números recorde com 0,65°C acima da média de 16,4°C.

O Pacífico equatorial ocidental se mostrou muito mais quente do que o normal, embora o fenômeno do El Niño ainda não tenha se desenvolvido como o esperado e uma grande parte do oceano Índico também registrar temperaturas “anormalmente” altas, indicou a citada agência do governo dos Estados Unidos.

Trata-se do 38° agosto consecutivo que mostra temperaturas superiores às médias históricas na Terra.

O centro de dados da NOAA explicou que a única região com uma temperatura menor do que a média foi o centro e leste dos Estados Unidos.

Além disso, no período junho-agosto, também houve registros históricos com uma alta de 0,71°C com relação à média de 16,4°C, o que transforma esse número no mais alto desde 1998.

Nos primeiros oito meses do ano, acrescentou a NOAA, a temperatura da Terra foi a terceira mais alta desde que o dado é medido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.