Agricultura familiar alimentará o planeta, segundo o Fórum Rural Mundial

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h08

Dacar, 13 mai (EFE).- A agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos no mundo, é um tipo de exploração agrícola que permitirá garantir a alimentação do planeta, declarou à Agência Efe o presidente do Fórum Rural Mundial (FRM), Auxtin Ortiz.

O fórum reúne nesta semana, em Dacar, 700 delegados de 80 países de todo o mundo para falar sobre o acesso equitativo à terra e de questões relacionadas à agricultura familiar, cuja produção é destinada tanto à subsistência como à comercialização.

“A agricultura familiar é o caminho para garantir a alimentação do planeta. Não é um grande investimento, que carece de sustentabilidade”, comentou.

O líder do Fórum Rural Mundial lamenta que alguns agentes optem por políticas de concentração de terras destinadas a grandes explorações.

“O caminho é promover e potencializar a agricultura familiar. O grande investimento só estará na agricultura enquanto for rentável e os preços forem bons para garantir uma margem de lucro, senão os grandes investidores deixarão de produzir, por isso este tipo de agricultura não é sustentável do ponto de vista social nem ambiental. Não alimenta o planeta de forma duradoura”, explicou.

Ortiz não acredita que seja possível uma boa convivência entre a agricultura rural e o grande investimento, a não ser que ambos cheguem a uma relação “ganha-ganha”.

“As relações de poder entre agricultores familiares e grandes investidores são muito díspares” e, em geral, “uma das duas partes fará o que a outra desejar”, afirmou.

Como local de encontro, análise e observatório do desenvolvimento rural, o FRM estabeleceu convênios com universidades e outras instituições de ensino e pesquisa, além de associações de agricultores e ONGs.

O FRM se define como uma rede que abrange os cinco continentes, formada por pessoas e instituições, tanto públicas como privadas, comprometidas com a busca de um desenvolvimento sustentável e equitativo, principalmente no âmbito rural. O fórum também atua promovendo projetos de cooperação em diversas zonas rurais do planeta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.