Show Safra de 2023 aposta em inovações tecnológicas e em espaço exclusivo para a pecuária

Evento, um dos quatro maiores do país no setor, reunirá cerca de 700 marcas e espera receber mais de 80 mil visitantes entre os dias 21 e 24 deste mês em Lucas do Rio Verde (MT)

  • Por Marina Harriz
  • 01/03/2023 18h02
Divulgação/Show Safra/Agência Best Place Vista aérea da feira Show Safra de 2022 em Lucas do Rio Verde em MT Vista aérea da feira Show Safra de 2022 em Lucas do Rio Verde (MT)

Na noite desta terça-feira (28), ocorreu o evento de lançamento do Show Safra 2023, famosa feira do agronegócio de Mato Grosso, na sede da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde, localizada na cidade de Lucas do Rio Verde. O evento, marcado para acontecer entre os dias 21 e 24 de março, chega a sua 10ª edição com o tema “O Futuro é Agora” e reunirá cerca de 700 empresas, em 250.000 metros quadrados de área. Com o objetivo de encontrar melhores soluções tecnológicas, as marcas apresentarão tendências e inovações em cultivo, em armazenamento, tecnologia em transporte de grãos nos campos para produtores rurais, principalmente de culturas de soja, milho, algodão e pecuária. Além disso, este será o primeiro ano em que a pecuária terá um pavilhão totalmente focado em gados de corte, palestras sobre o bem-estar animal, eficiência produtiva nutricional, genética e alimentação. Com o espaço “Show Safra Pecuária”, o público poderá conferir inovações em tecnologias aplicadas na cadeia da produção de carne. Segundo Joci Piccini. presidente do conselho curador da Fundação Rio Verde, responsável pelo Show Safra, a feira é uma abertura dos negócios na região. “Nós temos a oportunidade de mostrar para o Brasil e para o Mato Grosso o potencial da agroindústria e toda a sua cadeia produtiva.”

Para o prefeito da cidade, Miguel Vaz (Cidadania), eventos como esse oferecem oportunidades para o agronegócio enxergar novidades, revoluções, tecnologias, quais são os novos equipamentos que chegam para agregar, além da tendência para o futuro no setor. O Show Safra está entre as quatro maiores feiras do país voltadas ao agronegócio. São esperadas 80 mil pessoas pelos organizadores, cerca de mais de 25% do público da edição anterior. Mais de 1.500 empregos diretos serão gerados durante a feira, segundo os organizadores.

Protagonismo feminino no agronegócio

A mulher sempre esteve presente no agro, mas, nos últimos seis anos, o protagonismo feminino frente aos negócios vêm crescendo. É o que explica Denise Hasse, vice-presidente do sindicato Rural de Lucas do Rio Verde – MT. “A mulher tem um bom perfil de mediadora. A importância dela nessa área é o detalhe e o cuidado com a propriedade rural e com as famílias envolvidas. E nós do sindicato buscamos a aproximação dessas mulheres para oferecermos informação e capacitação.” Hasse explica que, durante o Show Safra, há uma programação pensada especialmente no público feminino que está à frente dos negócios. “Já é o terceiro ano que o evento contempla a participação feminina. Em 2022, o tema foi o protagonismo, as lideranças já envolvidas na área e sobre negociações. Neste ano, o pilar será sustentabilidade e como comunicar sobre o tema fora do agronegócio.”

Números do agronegócio

A safra agrícola brasileira de 2023 será recorde com 302 milhões de toneladas, é o que estima o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, a área da soja em Mato Grosso para a safra de 2022-2023 está estimada em 11,81 milhões de hectares, e uma produtividade de 60,43 sc/ha, em reflexo do bom desenvolvimento das lavouras. É esperado uma produção recorde de 42,82 milhões de toneladas para a temporada, volume 4,73% acima do que foi visto na safra passada. Na cidade de Lucas do Rio Verde, a área de soja é estimada em 236,50 mil hectares e uma produtividade de 61,0 sc/ha. A previsão é de uma produção de 865,61 mil toneladas, aumento de 5,34%, quando comparado com a safra anterior. O Show Safra 2023 será realizado na Fundação Rio Verde, no Km 08 da MT-449, Rodovia da Mudança, em Lucas do Rio Verde. O município fica a 350 km de distância da capital Cuiabá e conta com 90 mil habitantes, em sua grande parte formada por jovens – cerca de 65% da população tem até 44 anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.