Água do Sistema Cantareira termina em 21 de novembro se não chover, diz secretário

  • Por Jovem Pan
  • 25/09/2014 19h57

Represa Jaguari-Jacareí na quarta (24) Luis Moura/Folhapress Represa Jaguari-Jacareí na quarta (24)

Cinquenta e dois dias. Esse é o prazo estimado para o esgotamento da reserva de água atualmente disponível do Sistema Cantareira, que abastece quase metade da região metropolitana de São Paulo (8,1 milhões de pessoas, segundo a Sabesp), se a perda diária do recurso mais básico do ser humano continuar a mesma.

O nível do Sistema Cantareira está nesta quinta em 7,1% de sua capacidade, contando com o volume morto atualmente utilizado (há outra parcela ainda não usada), informa o site da Sabesp.

Já a reserva do Alto Tietê, que fornece água para outros 3,1 milhões de pessoas, na Zona Leste da capital e outros municípios, deve durar mais 88 dias se não chover, informou nesta quinta o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce. A média da queda de volume é a mesma tanto no Alto Tietê quanto no Cantareira.

“Se continuar sem chover, o atual volume do Cantareira nos garantirá mais 52 dias”, afirmou Arce em entrevista coletiva (ouça trecho acima). Em suas contas, erradas, a água disponível hoje duraria “até 21 de novembro com o volume que tem hoje lá”, o que contabilizaria na verdade 57 dias desde a data de hoje.

O secretário, no entanto, se mostrou tranquilo e otimista e garantiu que ainda há uma nova porção do volume morto do Cantareira ainda não utilizada. “Nós temos um segundo volume, que nós estamos preparando para usar e nós vamos adiar ao máximo e só usar se realmente houver necessidade”, afirmou. Esse segundo volume “levaria a coisa até o ano que vem tranquilamente”, garantiu.

Arce conta também com a chuva para livrar São Paulo de uma das maiores crises hídricas da história do Estado. “Vem a pergunta: e se secar mais ainda? A gente sabe que daqui para frente, começando a primavera… a gente sabe que… existem muitos meses nos 84 anos que a gente tem de história, mês de agosto que nunca choveu. Mas setembro, outubro, novembro, não existe nenhum mês em que não choveu, nos 84 anos. Alguma chuva sempre tem”, concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.