AIEA confirma que Irã ainda impede investigações sobre seu programa nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 09/10/2014 09h34

Viena, 9 out (EFE).- A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), do sistema da ONU, confirmou nesta quinta-feira que o Irã ainda bloqueia as investigações sobre seu programa nuclear ao não propor, como deveria ter feito há seis semanas, uma série de medidas para comprovar que o mesmo não tem dimensões militares.

Uma equipe de inspetores AIEA voltou hoje a Viena após dois dias de reuniões técnicas em Teerã, dentro do acordo de cooperação entre as duas partes, assinado em novembro de 2013.

Segundo um comunicado da AIEA, as duas partes mantiveram discussões sobre a entrada em vigor de duas medidas práticas para esclarecer possíveis experimentos com explosivos especiais e cálculos de transporte de nêutrons, duas aplicações com possível uso militar.

Essas medidas foram estipuladas em maio deste ano, mas não foram iniciadas até agora. No entanto, as discussões sobre o tema continuarão, de acordo com o comunicado da AIEA.

As duas partes concordaram em se reunir novamente em meados de novembro, segundo o embaixador iraniano na organização, Reza Najafi.

“Planejamos outro encontro que acontecerá em breve, provavelmente no início do mês de Aban (do calendário iraniano, que vai de 22 de outubro até 21 de novembro)”, assegurou o diplomata em entrevista à agência local “Fars”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.