Al Bashir jura como presidente do Sudão para um novo mandato de 5 anos
Cartum, 2 jun (EFE).- Omar Hassan al Bashir jurou nesta terça-feira como presidente do Sudão para um novo mandato de cinco anos, após ter sido reeleito no cargo no pleito realizado em abril com 94% dos votos.
Em discurso após sua posse, Al Bashir, no poder desde 1989, afirmou que será presidente “para todos os sudaneses” e trabalhará pela “paz e prosperidade do país com a esperança de manter a estabilidade e a segurança”.
Al Bashir prestou juramente perante o parlamento em cerimônia à qual assistiram vários chefes de Estado, entre eles o do Egito, Fatah Al Sisi, o do Zimbábue, Robert Mugabe, e o do Quênia, Uhuru Kenyatta.
O novo presidente também defendeu em seu discurso a “transparência” das eleições presidenciais, que foram boicotadas pelos principais partidos de oposição e registraram uma frágil participação.
Al Bashir estendeu, além disso, uma mão à oposição, pedindo que participe do diálogo nacional como meio para “resolver as diferenças”.
“Esta nova etapa será de honestidade e transparência, e haverá uma vontade decisiva para combater a corrupção”, ressaltou o presidente, que também se comprometeu a conseguir a paz nas regiões conflituosas de Darfur, Cordofão do Sul e Nilo Azul.
Sua arrasadora vitória, sobre a qual havia poucas dúvidas, uniu-se à de seu partido nas eleições legislativas, que foram realizadas ao mesmo tempo que as presidenciais em abril.
O Partido Nacional Democrático de Al Bashir ocupou 75% dos assentos parlamentares, após conseguir 323 das 426 cadeiras em jogo.
Sobre Al Bashir pesa uma ordem de detenção internacional ditada pela Tribunal Penal Internacional por supostos crimes contra a humanidade cometidos em Darfur. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.