Al Qaeda assume controle total de Al Mukala, no sudeste do Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 03/04/2015 13h54

Sana, 3 abr (EFE).- O grupo terrorista Al Qaeda assumiu nesta sexta-feira o controle total de Al Mukala, capital da província de Hadramaut, no sudeste do Iêmen, e instalou postos de controle nos principais acessos à cidade.

Segundo explicaram à Agência Efe moradores de Al Mukala, aproveitando a ausência das forças de segurança, homens da Al Qaeda assumiram postos de controle e circulam pelas ruas da cidade em patrulhas armadas.

O morador local Rashid bin Awad disse à Efe que a ausência da polícia na cidade desde ontem permitiu à Al Qaeda saquear a sede do governo e os bancos.

Awad disse que helicópteros militares abriram fogo contra algumas das sedes em mãos dos terroristas, mas isto não impediu a expansão do grupo pela cidade.

Além disso, o morador afirmou que os jihadistas, após duros enfrentamentos com os guardas, tomaram o controle do principal porto de Al Makala e vários armazéns de petróleo, que contêm reservas estratégicas para a cidade.

Os funcionários locais fugiram da cidade após o ataque, que se iniciou ontem. A Al Qaeda libertou mais de 300 detentos da prisão da cidade, muitos deles membros do grupo radical.

Além disso, lançaram um ataque simultâneo contra seis alvos militares, sedes do governo provincial, três bancos estatais e o principal presídio local.

Enquanto isso, as milícias leais ao presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi e os combatentes do movimento xiita dos houthis se enfrentam no restante do país, especialmente na cidade sulina de Áden.

Uma coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, bombardeia posições dos houthis em uma tentativa de tentar conter o avanço dos rebeldes houthis rumo a Áden, onde o presidente se encontrava após fugir da capital Sana, controlada pelos rebeldes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.