Al Qaeda na Síria assume controle de mais um quartel do regime em Idlib
Beirute, 15 dez (EFE).- A Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, tomou nesta segunda-feira o quartel de Hamidiye das tropas do regime, horas depois de assumirem o controle de outra base militar próxima, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Os radicais islâmicos conquistaram Hamidiye, na província de Idlib, após intensos choques e a retirada dos soldados governamentais.
Os soldados recuaram em direção aos povoados de Basida e Maret Hatat, nas proximidades do quartel.
A retirada não impediu que a Frente al Nusra capturasse 15 soldados leais ao regime, entre eles um oficial.
No início da manhã, o braço da Al Qaeda tomou a base militar de Wadi al Dif, perto de Hamidiye.
Pelo menos 43 pessoas, 31 membros das forças do regime e doze islamitas, morreram nas últimas 24 horas nos combates nesta região.
Neste ataque, iniciado ontem, a Frente al Nusra contou com o apoio de combatentes do grupo extremista Jund al-Aqsa.
Aviões militares lançaram 12 bombardeios contra as imediações de Wadi al Dif e Hamidiye para impedir o avanço dos radicais, enquanto helicópteros do regime efetuaram três ataques com barris de explosivos.
Wadi al Dif e Hamidiye ficam na estrada que cruza o território sírio de norte aos sul.
A rodovia conecta Damasco com Aleppo e se os opositores ao regime tomarem o controle da estrada cortarão uma das principais linhas de abastecimento das tropas governamentais.
A agência de notícias oficial síria “Sana” disse hoje que o exército matou vários “terroristas” na periferia de Maret al Nuaman.
A agência acrescentou que a cidade e seus arredores estão sendo alvo de ataques de “organizações extremistas radicais”, como Frente al Nusra, Jund al-Aqsa, Movimento Islâmico Livres de Sham e a Frente dos Revolucionários da Síria, vinculado ao Exército Livre Sírio (ELS).
Mais de 200 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, em março de 2011. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.