Al Qaeda na Síria toma controle de reduto de rebeldes moderados em Idlib

  • Por Agencia EFE
  • 01/11/2014 16h17

Beirute, 1 nov (EFE).- A Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, tomou neste sábado o controle da cidade de Deir Sunbul, principal reduto do grupo moderado Exército Livre Sírio (ELS), na província de Idlib.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos explicou que, com a tomada de Deir Sunbul, a Frente al Nusra domina a maior parte da área de Jabal al-Zawiya, fronteira com a Turquia, após choques nos últimos cinco dias contra a denominada Frente dos Revolucionários da Síria (FRS), vinculada ao ELS. Ainda conforme a organização humanitária, dezenas de militantes do FRS mudaram de lado e aderiram a Frente al Nusra nesse área.

Pouco após sua retirada, o líder da Frente dos Revolucionários da Síria, Jamal Marouf, afirmou em um vídeo divulgado hoje na internet que “a Frente al Nusra assediou durante uma semana Jabal al-Zawiya, por assim dizer o regime” do presidente sírio, Bashar al Assad. Na gravação, ele assegurou que continuará lutando e que seu grupo voltará a essa região.

“Quero esclarecer que nos recuamos dos povos de Jabal al-Zawiya para preservar o sangue dos civis, porque esta organização (a Frente al Nusra) não hesita na hora de matá-los”, afirmou.

Por sua vez, o grupo jihadista respondeu em comunicado divulgado também na internet que a Frente dos Revolucionários da Síria “atacou os muçulmanos ordinários e a algumas facções de mujahedins (guerreiros santos) em Jabal al-Zawiya”. Na nota, a Frente al Nusra lança uma proposta para acabar com as hostilidades, sugerindo um cessar-fogo, a troca de prisioneiros e a solução das diferenças em um tribunal islâmico.

Ontem, 15 facções islamitas acertaram o envio de uma força de interposição entre os grupos adversários na região para acabar com a violência. Essas organizações solicitaram a ambos os bandos que facilitem a tarefa desse contingente, que levará uma bandeira branca. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.