Al Qaeda reivindica ataque contra sede dos houthis no Iêmen
Sana, 18 dez (EFE).- A organização Ansar al Sharia, filial da Al Qaeda na península arábica, assumiu a autoria do ataque contra uma sede do movimento xiita dos houthis no Iêmen, que deixou nesta quinta-feira pelo menos cinco mortos e 11 feridos.
Em comunicado, o grupo informou que atacou a casa do antigo comandante do exército iemenita Ali Mohsen al Ahmar na cidade de Al Hodeida, no oeste do Iêmen, e que estava sendo utilizada pelos houthis para “organizar reuniões permanentes e secretas”.
Segundo essa versão, “dezenas de houthis” morreram após a detonação de um carro com meia tonelada de explosivos e a invasão de dois membros da Al Qaeda no lugar com cintos de explosivos.
Depois desses ataques, o grupo jihadista assinalou que houve enfrentamentos.
No último dia 14, o movimento dos houthis destituiu o governador da província de Al Hodeida, que tomaram o controle em setembro, para reforçar sua influência nessa área, onde está o segundo maior porto do país.
Na terça-feira pelo menos 25 pessoas, entre elas 15 alunas menores de idade, morreram na explosão de dois carros-bomba na cidade de Rada, no sul do Iêmen, em ataques dirigidos também contra os houthis.
Os rebeldes xiitas, que controlam desde 2010 a província de Saada, expandiram seus domínios para várias províncias e enfrentam desde meados de outubro uma dura resistência da Al Qaeda e de clãs sunitas no país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.