Al Qaeda reivindica lançamento de projétil contra embaixada dos EUA no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2014 17h59

Sana, 27 set (EFE). – A organização terrorista Al Qaeda na Península Arábica reivindicou neste sábado o lançamento de um projétil contra as forças que protegiam a embaixada dos Estados Unidos na capital do Iêmen, Sana, e que impactou em seus arredores.

Em sua conta no Twitter, o grupo afirmou que tinha lançado um projétil contra a embaixada que tinha causado “baixas entre os soldados que a protegiam e danificado um de seus veículos”.

Uma fonte de segurança disse à Agência Efe que o projétil impactou contra um carro perto da sede diplomática americana e feriu duas pessoas. A explosão aconteceu a “centenas de metros” do complexo e a fonte não quis confirmar se o veículo danificado era das forças de segurança que atuavam na embaixada.

Por sua vez, uma fonte diplomática americana negou à Efe que o projétil estivesse dirigido à embaixada. O governo americano ordenou há dois dias a redução “temporária” de sua equipe na embaixada do Iêmen como consequência da “imprevisível situação de segurança” no país.

A embaixada americana no Iêmen já esteve fechada em maio deste ano, pelo elevado risco de atentados.

O Departamento de Estado renovou seu alerta de viagem para o Iêmen pela “alta ameaça existente no país devido à ameaça terrorista e a agitação civil”.

Nos últimos meses, vários cidadãos ocidentais foram sequestrados no Iêmen. O governo iemenita assinou no domingo passado um acordo de “paz e associação” com os houthis, uma milícia xiita que controla desde 2010 a província de Saada, e que há meses tenta ampliar as regiões de seu domínio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.