Al Qaeda toma controle de quartel do regime sírio em Idlib

  • Por Agencia EFE
  • 15/12/2014 09h09

Beirute, 15 dez (EFE).- A Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, tomou o controle nesta segunda-feira do quartel de Wadi al Dif das tropas do regime de Bashar al Assad na província de Idlib, no norte do país, onde pelo menos 43 pessoas morreram em 24 horas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os combatentes da Frente al Nusra foram apoiados por membros do grupo radical Jund al-Aqsa para tomar o controle desta base e de zonas dos arredores da cidade de Maret al Nuaman.

Pelo menos 31 soldados governamentais e 12 islamitas estão entre as vítimas mortais registradas desde o início do ataque ao quartel, no qual a filial da Al Qaeda empregou vários tipos de mísseis, como os “TOW” americanos.

A Frente al Nusra também conseguiu dominar vários postos de controle das autoridades entre Wadi al Dif, ao leste de Maret al Nuaman, com outro quartel em mãos do regime, o de Hamidiye, ao sul desta população.

Helicópteros militares estão lançando barris de explosivos nessa área para impedir o progresso dos islamitas.

A agência de notícias oficial síria “Sana” apontou hoje que o Exército matou vários “terroristas” na periferia de Maret al Nuaman, sem oferecer mais detalhes.

Wadi al Dif e Hamidiye ficam de ambos lados da estrada que cruza o território sírio de norte ao sul.

Esta via conecta Damasco com Aleppo, e se os opositores ao regime obstruem a estrada, interditam uma das principais linhas de provisões das tropas governamentais estacionadas na segunda cidade.

Mais de 200 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria em março de 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.