Al Sisi e Renzi afirmam que plano egípcio é a solução para crise de Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 02/08/2014 08h27

Cairo, 2 ago (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, e o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, destacaram neste sábado que a iniciativa egípcia de cessar-fogo é “a única possibilidade para encerrar a crise” em Gaza.

Em entrevista coletiva conjunta no Cairo, os líderes qualificaram o plano egípcio de “real oportunidade”, apesar das tentativas de conseguir uma trégua entre Israel e o movimento palestino Hamas tenham sido por enquanto infrutíferos.

Renzi insistiu nos esforços realizados para pôr fim ao derramamento de sangue e pediu a libertação do soldado israelense que teria sido sequestrado ontem pelo Hamas.

Al Sisi, que fez hoje sua primeira entrevista coletiva, ressaltou que a iniciativa egípcia é “a única que pode dar uma solução efetiva, embora o tempo seja um fator determinante neste momento”.

O Egito apresentou em meados de julho essa iniciativa, que estabelece um cessar-fogo e posteriores conversas indiretas no Cairo com mediação egípcia entre os dois lados, uma ideia inicialmente rejeitada pelo Hamas.

A reunião entre Al Sisi e Renzi coincide com a anunciada visita de uma delegação palestina e de outro israelense para iniciarem negociações no Cairo, a convite do Egito e apesar da última trégua não ter sido respeitada.

Hoje deve chegar à capital egípcia uma equipe negociadora integrada por representantes de todas as facções palestinas, incluídos Hamas e Al Jihad, segundo a Autoridade Nacional Palestina (ANP).

No entanto, as operações israelenses sobre a Faixa se intensificaram durante a noite e a madrugada, especialmente na cidade de Rafah, no sul da Faixa, na busca do soldado israelense que teria sido capturado na sexta-feira por milicianos do Hamas.

104 palestinos morreram em Gaza na sexta-feira, o que eleva para 1.610 o número de mortos e para 8.750 os feridos desde o início da operação militar israelense em 8 de julho. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.