Albânia ganha status de país candidato a ingressar na UE

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2014 12h58

Bruxelas, 24 jun (EFE).- Os Estados-membros da União Europeia (UE) concederam nesta terça-feira à Albânia o status de país candidato à adesão ao bloco comunitário, seguindo a recomendação da Comissão Europeia, informou o Conselho de Assuntos Gerais, reunido em Luxemburgo, por meio de um comunicado.

O Conselho aprovou as conclusões dos ministros de relações exteriores do bloco, que aceitaram o status de país candidato ao ingresso à UE da Albânia após constatar o “progresso contínuo” do país balcânico em seu processo de integração.

Os chefes de Estado e de governo terão que dar seu sinal verde à decisão de seus ministros na cúpula europeia que será realizada entre quinta-feira e sexta-feira nas cidades belgas de Ypres e Bruxelas.

Os países-membros afirmaram em suas conclusões de hoje que a Albânia deve “atuar decididamente” para cumprir todas as recomendações do relatório da Comissão Europeia e “intensificar seus esforços” para garantir uma implementação “sustentada, integral e inclusiva” das prioridades fundamentais, sobretudo em relação à reforma da administração pública e da Justiça.

Os membros da UE também pediram que a Albânia se aplique profundamente na luta contra o crime organizado e a corrupção, na proteção dos direitos humanos, nas políticas contra a discriminação nas áreas de minorias e no tratamento igualitário das mesmas e garantam o direito de propriedade.

Os ministros de Assuntos Europeus e das Relações Exteriores ressaltaram, além disso, a necessidade do país reforçar seu apoio à “redução da pressão migratória sobre a UE”, por meio do cumprimento de todas as condições do roteiro estabelecido sobre vistos, e ao tomar “mais passos para combater os pedidos de asilo infundados”.

Em 4 de junho, a Comissão Europeia recomendou aos vinte e oito membros da UE pela segunda vez que aceitassem a candidatura da Albânia.

Em dezembro do ano passado, cinco países -Alemanha, Inglaterra, França, Holanda e Dinamarca- negaram-se a conceder à nação balcânica o status de candidato e adiaram a decisão para junho do 2014.

Segundo pesquisas, 87% dos 2,8 milhões de albaneses apoiam a adesão à União Europeia. O país saiu de uma ferrenha ditadura comunista em 1991 e é membro da Otan desde 2009. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.