Albânia oferece terrenos a 1 euro para atrair investimentos estrangeiros

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2014 10h42

Tirana, 6 fev (EFE).- O Governo da Albânia alugará terrenos públicos ao preço simbólico de um euro para atrair investimentos estrangeiros que estão entre os mais baixos da região balcânica.

A oferta de usufruto anunciada nesta quinta-feira pelo Governo do socialista Edi Rama abrange todo tipo de bens estatais com uma superfície de mais de 500 metros quadrados.

Os destinatários desta oferta são as empresas ou empreendedores que operam no setor industrial e que planejam realizar um investimento de mais de 10 milhões de euros.

Nesta categoria também estão inclusas empresas da indústria têxtil e de calçados que pretendem realocar parte de sua produção.

Também se beneficiarão da nova iniciativa empresas têxteis e de calçados que já operam no mercado albanês, cujos contratos de aluguel serão substituídos pelos de um euro.

A indústria têxtil e de calçados cresceu em 2013 11,5% e representa 30% das exportações albanesas.

Em geral, o investimento direto estrangeiro na Albânia está entre os mais baixos dos Bálcãs, devido à crise global econômica e outros fatores internos como o elevado nível de corrupção e de burocracia.

A nova normativa abrange também empresas ou indivíduos que invistam mais de 2 milhões de euros em cultura, esporte, turismo e patrimônio cultural.

Este direito inclui os que desenvolvem atividades delicadas a solucionar problemas sociais em regiões específicas do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.